[Vídeo] O surgimento da Sociologia – parte 2

[Vídeo] O surgimento da Sociologia – parte 2
O vídeo é a continuação que apresenta uma explicação, a partir do sociólogo alemão Norbert Elias (1897 – 1990), sobre o surgimento da Sociologia (1ª parte AQUI).
>
Primeiramente, importa dizer que buscamos contribuir para a compreensão das origens da Sociologia, ainda que de forma breve e introdutória. Segundo, nos propomos a provocar novas perguntas que venham a orientar futuras leituras/estudos. Adiantamos que compreender a História da Sociologia colabora para entendermos sua atual configuração. Neste vídeos você encontrará alguns aspectos importantes para o processo de compreensão dessa configuração.
>
>
Pontos que serão abordados na segunda parte da explicação sobre o surgimento da Sociologia
• MARX, SPENCER e COMTE tinham uma mesma plataforma de pensamento?
• Os primeiros Sociólogos tinham um posicionamento que desejavam que a sociedade fosse, o que moralmente julgavam que a sociedade deveriam ser e o que profeticamente acreditavam que a sociedade realmente seria.
• Existia um lado militante dos autores? Como isso se relacionava com a forma com que faziam ciência?
>
>
>

TUDO ISSO E MUITO MAIS NO VÍDEO DE ABAIXO:

>
Conheça mais sobre Elias AQUI
>
Suas principais obras são:
O Processo Civilizador (1939);
Os estabelecidos e os Outsiders (1965);
A sociedade de Corte (1969);
Introdução à Sociologia (1980);
A solidão dos Moribundos (1982);
A Sociedade dos indivíduos (1987) e;
Os Alemães: luta pelo poder e a evolução do habitus nos séculos XIX e XX (1989).
>
>
Conheça o participante do vídeo
Caio dos Santos Tavares – Mestrando em Sociologia (UFAL). Atualmente desenvolve a sua dissertação que tem o intuito de compreender o senso prático sociológico de Fernando de Azevedo que o levou a produzir relevantes compêndios de Sociologia, mesmo não sendo formado em Ciências Sociais ou em Sociologia. Graduado em Ciências Sociais Licenciatura Plena (UFAL). Tem experiência na área de Educação e novas tecnologias, com ênfase em Ensino de Sociologia e Redes Sociais. Integra o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências Sociais do Instituto de Ciências Sociais (XINGÓ/NEPECS) e o Grupo de Pesquisa sobre o ensino de conhecimentos das Ciências Sociais (Consciências-sociais).
Saiba mais: http://lattes.cnpq.br/5013409226410089
>
Conheça mais o Dialogando:
Dialogando é um canal do YouTube que visa divulgar conteúdos das Ciências Sociais. O mesmo é gerenciado por Caio dos Santos Tavares, Graduado em Ciências Sociais (ICS-UFAL) e mestrando em Sociologia (ICS-UFAL). Trata-se de um conjunto de vídeos produzidos ao longo de 2019 e que será disponibilizado com acesso aberto. O projeto envolveu 40 pessoas e contou com o apoio do Blog Café com Sociologia e do curso de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
>
Objetivos do canal
Oportunizar um ponto de aproximação entre a corpo docente e os discentes do ICS-UFAL com a Educação Básica, tornando os conhecimentos das Ciências Sociais acessíveis. Esperamos que seja um acervo de vídeos que venha a contribuir com professores de Sociologia, alunos do ensino médio e demais interessados nos temas tratados.
>
Semanalmente são disponibilizados novos vídeos no canal, no You Tube.
>
Este projeto conta com o apoio da Universidade Federal de Alagoas e do Blog Café com Sociologia.
>>
Contatos:
Inscreva-se no canal no YouTube!
DIALOGANDO ➡ #COMPARTILHANDOCONHECIMENTO😉
>
>
Veja também
>
>
>
Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Docente do Centro de Educação da Ufal.

View more articles Subscribe
comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Deixe uma resposta

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: