Dica de Filme para trabalhar em sala de aula

Dica de Filme para trabalhar em sala de aula

“Abril Despedaçado carrega uma construção sociológica evidente, tanto nas características concretas quando nas metáforas do discurso e na semiologia da organização dos fatos e cenas. É possível compreender um trecho da história do Brasil, incutida dentro da secura do nordeste, um país dentro de outro país. Uma organização social, familiar e psicológica diversificada da realidade do Brasil naquela época. Uma descoberta de valores “comuns” que tomam outros rumos e outras interpretações quando relacionados à construção individual de cada cultura” (Talita Aquino, Jornalista/UFV – Ler toda a resenha do filme em: <https://www.revistacontemporaneos.com.br/n3/pdf/resenhaabril.pdf>).

Sinopse do filme:
Abril 1910 – Na geografia desértica do sertão brasileiro, uma camisa manchada de sangue balança com o vento. Tonho, filho do meio da família Breves, é impelido pelo pai a vingar a morte do seu irmão mais velho, vítima de uma luta ancestral entre famílias pela posse da terra.
Se cumprir sua missão, Tonho sabe que sua vida ficará partida em dois : os 20 anos que ele já viveu, e o pouco tempo que lhe restará para viver. Ele será então perseguido por um membro da família rival, como dita o código da vingança da região. Angustiado pela perspectiva da morte e instigado pelo seu irmão menor, Pacu, Tonho começa a questionar a lógica da violência e da tradição. É quando dois artistas de um pequeno circo itinerante cruzam o seu caminho… 

Uma análise antropológica do filme pode ser encontrada em: <https://www.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI20050602160500.pdf> Análise realizada por Fabíola Luz e Vera Silvia Raad Bussab.

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Docente do Centro de Educação da Ufal.

View more articles Subscribe
Leave a response comment1 Response
  1. Prof° Cláudio
    dezembro 13, 15:54 Prof° Cláudio

    Olá Prof°Cristiano, gostei muito do seu Blog, também trabalho com sociologia e gostaria de informá-lo que estou pegando alguns materiais do senhor…Muito obrigado

    reply Reply this comment
mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: