[Vídeo] O surgimento da Sociologia – parte 1

[Vídeo] O surgimento da Sociologia – parte 1

O vídeo apresenta uma explicação, a partir do sociólogo alemão Norbert Elias (1897 – 1990), sobre o surgimento da Sociologia.

Uma pergunta é recorrente: por que é importante entender como se consolidou a Sociologia? Voltar a nossa atenção ao passado é fundamental para entendermos a Sociologia no presente. Por isso,  esse vídeo vai interessar ao professor. Adiantamos que ele tem a finalidade de contribuir na busca por respostas.

Pontos que serão abordados no vídeo:

Por que a Sociologia entrou em choque com os modos de intepretação que antes eram predominantes?

Quais eram esses modos predominantes de analisar aquilo que acontecia na Sociedade?

Qual era o papel da igreja e do Estado nesse contexto?

Por que a Revolução Francesa foi importante para o surgimento da sociologia?

Por fim, a ideia principal à luz da teoria elisiana que será apresentada no vídeo é a seguinte:

As mudanças sociais são resultadas de um processo social não planejado e independente das vontades dos indivíduos. Governos poderiam planejar e mesmo assim o resultado ser diferente do planejado, pela primeira vez algumas pessoas tornaram conscientes do enigma peculiar da sociedade. Que o quer que acontecesse é resultado dos planos e ações das pessoas, mas seus efeitos são imprevisíveis. Nem estado e a igreja conseguiram controlar e explicar os fenômenos sociais. Assim, a Sociologia surge nesse contexto.

Quem é o autor em questão?

Norbert EliasPrimeiramente importa uma breve apresentação de Elias. O alemão Norbert Elias (1897 – 1990) de família judaica teve que fugir da Alemanha nazista, foi para França em 1933, mas foi na Inglaterra que consolidou a sua carreira anos depois. A obra de Norbert Elias demorou a ser reconhecida somente nos anos 70 que o autor passou a influenciar os estudos sociológicos Norbert Elias é considerado um dos maiores sociólogos da história. Sua obra ainda possuiu muita relevância nos estudos praticados na atualidade. O autor contribuiu com a discussão clássica da Sociologia acerca da relação indivíduo e sociedade. Em síntese: Para Elias um não pode existir sem o outro. Portanto, não podemos pensar indivíduo e sociedade de forma separada. Elias faleceu aos 93 anos de idade, mas suas ideias inspiram até os dias de hoje inúmeros sociólogos espalhados pelo mundo.
Suas principais obras são:

O Processo Civilizatório (1939);

A Sociedade dos indivíduos (1987);

A sociedade de Corte (1969);

Os estabelecidos e os Outsiders (1965);

Introdução à Sociologia (1980);

A solidão dos Moribundos (1982) e;

Os Alemães: luta pelo poder e a evolução do habitus nos séculos XIX e XX (1989).

 

Conheça o participante do vídeo

Caio dos Santos Tavares – Mestrando em Sociologia (UFAL). Atualmente desenvolve a sua dissertação que tem o intuito de compreender o senso prático sociológico de Fernando de Azevedo que o levou a produzir relevantes compêndios de Sociologia, mesmo não sendo formado em Ciências Sociais ou em Sociologia.Graduado em Ciências Sociais Licenciatura Plena (UFAL). Tem experiência na área de Educação e novas tecnologias, com ênfase em Ensino de Sociologia e Redes Sociais. Integra o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências Sociais do Instituto de Ciências Sociais (XINGÓ/NEPECS) e o Grupo de Pesquisa sobre o ensino de conhecimentos das Ciências Sociais (Consciências-sociais).
Saiba mais: http://lattes.cnpq.br/5013409226410089

Conheça mais o Dialogando:

O Dialogando é um canal do YouTube gerenciado por Caio dos Santos Tavares, Graduado em Ciências Sociais (ICS-UFAL) e mestrando em Sociologia (ICS-UFAL). Surgiu de uma necessidade de construir um material didático que teria a utilidade do cumprimento da carga horário do Programa de Residência Pedagógica que visa a imersão dos licenciandos no ambiente escolar contribuindo significativamente com o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura.

Aos poucos o projeto foi ganhando forma e apoio de inúmeros alunxs e professorxs da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), especialmente do Instituto de Ciências Sociais (ICS). Nossa ideia foi a construir um dicionário de conceitos das Ciências Sociais (Ciência Política, Antropologia e Sociologia) e entrevista sobre teorias e temas que norteiam as preocupações dos cientistas sociais. Todo conteúdo áudio visual produzido pelo Dialogando teve com princípio trazer tais assuntos de uma forma clara e objetiva. Ao todo o projeto contou com a participação de 40 pessoas que se disponibilizaram a compartilhar conhecimentos das Ciências Sociais que possam contribuir com as aulas de Sociologia.

Objetivos do canal

Nosso canal oferece a oportunidade de uma aproximação entre a corpo docente e os discentes do ICS-UFAL com a Educação Básica. Portanto, sair dos muros da universidade e procurar transmitir o conteúdo das Ciências Sociais a sociedade civil. Assim, reforçando a importância do conhecimento das ciências sociais e eventualmente apresentando esse olhar de interpretar os fenômenos sociais a um público que não teve acesso em sua formação básica.

Em cada vídeo é buscado, em uma forma rápida e dinâmica, apresentar conceitos e teorias fundamentais das Ciências Sociais. Esse recurso didático tem a finalidade de atingir o público do ensino médio (alunxs e professorxs).

O Dialogando surge em um contexto de fortes ataques a permanência da Sociologia no ensino médio. Portanto, acreditamos que nossa iniciativa, mesmo que seja singela, possa de alguma maneira contribuir na resolução dos problemas que afligem cotidianamente a permanência da disciplina na educação básica.

Não esqueça, semanalmente são disponibilizados vídeos no nosso canal no You Tube, por tanto, não deixe de segui-lo.

O projeto conta com o apoio da Universidade Federal de Alagoas e do Blog Café com Sociologia.

Contatos:

Facebook: facebook.com/caiosantosdialogando
E-mail: [email protected]

Inscreva-se no canal no YouTube!
DIALOGANDO ➡ #COMPARTILHANDOCONHECIMENTO😉

 

Veja também A Sociologia de Norbert Elias, por Cristiano Bodart (UFAL)

 

 

 

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Docente do Centro de Educação da Ufal.

View more articles Subscribe
comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Deixe uma resposta

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: