Sociologia e música: Sobrevivente, de Gabriel, o Pensador

Sociologia e música: Sobrevivente, de Gabriel, o Pensador

Por Cristiano das Neves Bodart

Que tal utilizar uma música para fomentar discussões/reflexões sociológicas em sala de aula? A Música de “Gabriel, o Pensador”, “Sobrevivente” é um bom exemplo de música.

Comentários iniciais

Gabriel é, sem dúvida um dos maiores representantes do rap brasileiro e da música “Sobrevivente” dialoga abertamente com o trap, subgênero cada vez mais popular da cultura hip hop. A letra é composta fortes rimas em forma de protesto, traz diversos temas contemporâneos, tais como a intolerância, a falta de empatia, a violência, a depressão, a redes sociais, o descaso com os mais pobres e desastres ambientais recentes.

Duas propostas para a aula de Sociologia
  1. discutir o uso da música como estratégia de protesto e resistência da população periférica. Para embasamento do professor, recomendo a dissertação de mestrado intitulada “RAP: Insistência, Resistência, (Re)existência Relatos de Rappers da Baixada Santista”, de Theo de Sá Guimarães Cancello (2019). Indico também o artigo “Análise do rap social como discurso político de resistência“, de Leslie Colima e Diego Cabezas (2017).
  1. discutir a letra da música, buscando apresentar as figurações (sob uma perspectiva eliasiana), a fim de demonstrar que as questões e fatos relatados na música não são fenômenos isolados, antes parte de uma rede de relações. Recomendo ler a entrevista dada pelo “Gabriel, o Pensador” sobre a composição da letra AQUI. Para uma dica de orientações de como usar letras de músicas em sala de aula, recomendo o artigo “Os usos de letras de músicas nas aulas de Sociologia”, de minha autoria (2012).
Letra da música indicada

Música: Sobrevivente

Link da música

 

Clip da música

 

 

 

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Docente do Centro de Educação da Ufal.

View more articles Subscribe
comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: