Por que a Sociologia é perigosa?

Por que a Sociologia é perigosa?

Por que a Sociologia é perigosa?

Em entrevista ao programa PluriVerso o professor Cristiano Bodart nos explica um pouco  dessa situação. Confira:

Cristiano Bodart, doutor em Sociologia (USP) Professor do Programa de de Pós-Graduação em Sociologia (Ufal)

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Docente do Centro de Educação da Ufal.

View more articles Subscribe
Leave a response comment2 Responses
  1. Rodrigo carrasco
    maio 24, 12:10 Rodrigo carrasco

    Concerteza tudo que nos faz pensar ou reflitir, pode apresentar um perigo para quem tem.planos nno atual sistema, mas por sua vez se pensarmos de maneira geral e não só no proprio nariz concerteza faria uma grande mudança, mudar a si mesmo é melhor que mudar o mundo.

    reply Reply this comment
  2. Joel Correia
    setembro 14, 09:56 Joel Correia

    A sociologia é perigosa por ser um campo do conhecimento que visa elaborar e sistematizar todas as relações sociais. Relações do tipo humano, das instituições, e todos os aspectos que interliga este ser com o mundo. Entretanto, como já percebemos em nosso processo civilizatório, o que se encontraria nesta elaboração não seria agradável. Temos em nosso processo dores que até hoje marcam nossa vida objetiva e subjetiva. A elucidação destas questões sociais deveriam ser norteadores de mudança, para o melhor viver e conviver da sociedade. No entanto, estás questões se tornaram eixos de embates sociais, pois a sociedade é marcada por abismos sociais. E esses abismos sociais fazem manutenção do poder de um grupo privilegiado. É como se a nossa sociedade fosse uma pirâmide e para manter o topo é preciso da base, mas quem está na base sustentando a pirâmide está sempre encarando a violência e a morte. Quando a sociologia chega na base ela se torna um evidenciador desses processos. Sendo um indicador de mudanças. Só que isso necessita de reorganizar a sociedade. O problema é que quem está no topo, não quer perder sua sustentação. Enfim, a sociologia passa a ser perigosa, quando seus desdobramentos não mais são ferramentas de manutenção do topo e se torna uma ciência acessível a todos os grupos sociais.

    reply Reply this comment
mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu