Podcast: Hora Americana – EP1- Negros na História dos EUA

Podcast: Hora Americana – EP1- Negros na História dos EUA
Em tempos de #blacklivesmatter e de uma série de protestos envolvendo a questão do racismo nos Estados Unidos, se faz urgente e necessária uma profunda discussão sobre a História da participação dos negros na política norte-americana.

Reforçada no século XIX com a ampliação da produção de algodão pelos Estados do Sul para venda no mercado internacional, a escravidão esteve no centro do maior conflito armado ocorrido no interior dos Estados Unidos, a Guerra Civil ou Guerra de Secessão (1861-1865). A vitória da União nesse confronto bélico, resultou na aprovação da 13ª emenda à Constituição norte-americana, garantindo a abolição da escravidão.
Entretanto, o fim do cativeiro não resultou necessariamente em uma incorporação efetiva em termos políticos, econômicos e sociais das populações negras no período seguinte, a chamada Reconstrução.
Para evitar uma maior participação desses grupos na política norte-americana, leis segregacionistas (também conhecidas como Leis Jim Crow) foram aprovadas em diversos Estados, em especial do Sul dos Estados Unidos. Muitas das quais, revogadas somente na segunda metade do século XX com as lutas em favor dos Direitos Civis.
Embora a presença dos negros na política dos Estados Unidos tenha crescido nas últimas décadas, inclusive com a eleição recente de um presidente afro-americano, Barack Obama (2008-2016), as tensões raciais, como os eventos recentes demonstram, ainda se mantém de forma muito evidente na sociedade norte-americana.

 
Em suma, o programa Hora Americana é um podcast quinzenal que discute temas relativos à História das Américas.
Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Floriano. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

View more articles Subscribe
comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Deixe uma resposta

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: