O uso de letras de músicas nas aulas de Sociologia

 

Nós do Blog Café com Sociologia, indicamos aos professores de Sociologia, que usam ou pretendem utilizar músicas nas aulas, a leitura do artigo intituladoO uso de letras de músicas nas aulas de Sociologia”, de Cristiano das Neves Bodart.

 

Resumo

O presente artigo objetiva apontar as dificuldades docente no uso da música brasileira em aulas de Sociologia, assim como discutir de quais formas é possível utilizar-se das letras das canções sem distanciar-se de uma análise sociológica. O artigo se fundamenta na revisão de literatura e na prática docente do autor. Apontamos que tais dificuldades, relacionados à análise nociva a docência da disciplina de sociologia, estariam ligadas a formação do professor, a recente inclusão da disciplina na grade curricular e as dificuldades de definição das fronteiras da Sociologia com a História, com a Geografia e com o senso comum.

Palavras-chave: Sociologia; Música; Análise; Sala de aula; Perversidades.

Artigo completo pode ser na Revista Café com Sociologia ou acessado AQUI

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

5 Comments

  1. quer ver musicas com letras pesadas, de cunho sociológico, vc vai encontrar nas bandas de hardcore, pesquise a banda dead fish e vão entender o que estou falando, e é só a ponta do iceberg, agora se ja conhecem entendem do que falo…

Deixe uma resposta