Entrevista com Nelson Tomazi: o humor e o ensino de Sociologia

Entrevista com Nelson Tomazi: o humor e o ensino de Sociologia

O humor vem sendo utilizado em diversos contextos e pode, igualmente ser uma estratégia de ensino-aprendizagem, seja para fomentar um discussão, questionar fenômenos sociais ou sintetizar, ao final de uma aula, um conteúdo. O blog Café com Sociologia, por meio de seu canal no YouTube (AQUI) traz uma entrevista com Nelson Tomazi, um grande colaborador ao ensino de Sociologia no Brasil, tendo oferecido aos professores um dos primeiros livros didáticos de Sociologia distribuídos nas escolas após a reintrodução da Sociologia enquanto disciplina obrigatória. Na entrevista são tratadas diversas questões que podem ajudar o professor a se apropriar do humor e utilizá-lo em sala de aula. O entrevistador é Cristiano Bodart, editor do Blog Café com Sociologia, que também é pesquisador do ensino de Sociologia (suas produções podem ser baixadas gratuitamente AQUI). Primeiramente, apresentamos o perfil profissional do entrevistado.

Nelson Dacio Tomazi é, antes de mais nada, nacionalmente  reconhecido por sua colaboração ao ensino de Sociologia.

Formação

Tomazi se graduou em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná no ano de 1972. Em 1988 obteve o título de mestre em História Assis pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. No ano de 1996 alcançou o título de doutor em História pela Universidade Federal do Paraná (1996).

Atuação profissional

Ao longo de sua carreira como professor, lecionou diversas disciplinas, dentre elas Sociologia, Ciência Política e Metodologia e Técnica de Pesquisa.

Passou, como docente, pela Universidade Católica do Paraná (1973), Universidade Estadual de Londrina (1977-2003) e na Universidade Federal do Paraná (onde se aposentou). Ministrou cursos, como professor convidado, na Universidade Estadual de Maringá (1999-2000), Universidade Federal do Espírito Santo (2000-2001).

Produção científica/acadêmica

Dentre suas obras, destacam-se os livros “Sociologia para o ensino médio”, “Introdução à Sociologia” e “Sociologia da Educação”.

Recentemente escreveu o prefácio da obra “Sociologia e Filosofia escolar” (2020), da Editora Café com Sociologia e organizado por Cristiano Bodart. Escreveu também o verbete “O ensino de Sociologia e o Humor”, na obra “Dicionário do ensino de Sociologia” (2020), também publicado pela Editora Café com Sociologia, e organizado por Antonio Alberto Brunetta, Cristiano Bodart e Marcelo Cigales.

A entrevista

A seguir, apresentamos uma entrevista realizada por Cristiano Bodart, editor do Blog Café com Sociologia. Nela Tomazi nos fala um pouco do humor e de seus possíveis usos no ensino de Sociologia. Aponta caminhos de uso, cuidados e uma sugestão de leitura.

 

 

Assista, curta, siga o canal e compartilhe.

Link para o canal: https://www.youtube.com/channel/UCeMdsMTvrZew9GUnbEavtvw

 

Registro de encontro entre os editores do Blog Café com Sociologia e Nelson Tomazi, em outubro de 2017, na cidade de Parnaíba, no Piauí, no Encontro Nacional do LEPES (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de Sociologia).

 

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Docente do Centro de Educação da Ufal.

View more articles Subscribe
comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Deixe uma resposta

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: