[Download] Guia para auxiliar professores em atividades EaD

[Download] Guia para auxiliar professores em atividades EaD

Recomendações para modalidade de Educação à distância – EaD

Esta modalidade tem se tornado uma modalidade em grande crescimento no Brasil e no mundo, Especialmente nesse período de quarentena devido à pandemia do novo corona vírus. Neste contexto, várias instituições tem buscado se adequar a essa situação de isolamento social e, portanto, tem buscado intensificar esta modalidade de ensino. Por outro lado, professores e estudantes tem tido muita dificuldade de se adequar as exigências. Pensando nisso, publicamos uma série de recomendações da Universidade Federal de Alagoas – Ufal.

Descobrindo o potencial da EaD na Ufal

Clique na imagem para baixar

Diante disso, a Ufal, diante desse momento de crise causada pela pandemia e pela turbulência econômica lançou dois manuais que visam orientar estudantes e professores sobre conceitos e práticas fundamentais relacionados a educação remota. Tal material em pdf traz conceitos fundamentais organizados de forma didática e ilustrada, priorizando demonstração prática das principais plataformas utilizadas pela universidade.

O primeiro manual “Guia didático: descobrindo o potencial EaD na Ufa” é dividida em cinco tópicos. 1. Descobrindo o potencial da EaD em tempos de crise; 2. Introduzindo a tecnologia educacional no aprendizado; 3. Ambiente virtual de aprendizagem (AVA); 4. Ferramentas e recursos disponíveis no Moodle/Ufal; 5. Avaliação de aprendizagem com tecnologias. Aborda questões específicas sobre o momento de pandemia que estamos passando e como a EaD pode direcionar soluções para minimizar os efeitos do isolamento social.

Recursos digitais para aulas remotas

Clique na imagem para baixar

O segundo manual “Guia didático complementar: Recursos digitais para aulas remotas” traz demonstrações práticas de como utilizar diversas plataformas e ferramentas para instrumentalizar os conceitos discutivos no primeiro manual. O guia é dividido em quatro partes: 1. Ferramentas do Google; 2. Organizadores de tarefas, videochamada e apresentações; 3. Práticas pedagógicas e metodologias ativas; 4. Educação híbrida.

 

 

Bons estudos!

 

 

 

Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Floriano. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

View more articles Subscribe
comment No comments yet

You can be first to leave a comment

mode_editLeave a response

Deixe uma resposta

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: