Aprendendo a pensar sociologicamente com o “Menino que descobriu o vento”

Aprendendo a pensar sociologicamente com o “Menino que descobriu o vento”

Como usar o filme “Menino que descobriu o vento” em aulas de sociologia

Por Roniel Sampaio Silva

 

Tenho a oportunidade de ministrar a disciplina de Sociologia da Educação e a partir dela comecei a trabalhar o programa de modo a contemplar três momentos: teoria; empiria e; análise.  Essa metodologia tem sido inédita para mim. Neste texto irei mostrar como consegui colocar em prática tendo como fio condutor o filme “O menino que descobriu o vento”, no original  “The Boy Who Harnessed the Wind“.

Sinopse

Um jovem chamado William Kamkwamba vive com sua família numa pequena comunidade tradicional do Malawi. Sua comunidade retornou a agricultura tradicional depois da crise da cultura do tabaco. Mediante a uma trama e conjuntura complexa do ponto de vista econômico, político, cultural e ambiental William luta para ser aceito na única escola das redondezas que é privada e cuja família não tem condições de bancar. Após estar submetido a uma condição desesperadora o protagonista desafia padrões tradicionais para transformar a realidade a qual vive.

A aula tem três momentos os quais são integrados e visam a cumprir um objetivo: ajudar a pensar sociologicamente.

Momento 1- A teoria

No primeiro momento, utilize o livro “Aprendendo a pensar com a sociologia” de Baumam e May para explicar como as estruturas se relacionam com as biografias dos indivíduos e criam tramas que nos fazem pensar questões que naturalizamos como escolhas.

No segundo momento, escreva um roteiro no quadro para que os estudantes identifiquem e analisem no filme alguns aspectos das estruturas sociais que se relacionam com a biografia do protagonista.

 

Momento 2 – O filme (empiria)

Roteiro

1- Quais as condições materiais e oportunidades de desenvolvimento dos indivíduos, incluindo acesso a bens, patrimônio, tecnologia, serviços e educação?

2- Qual o cenário econômico global e como ele interfere no país?

3- Como o contexto ambiental local e global?

4- Qual a relação entre política, poder e Estado naquela comunidade?

5-  Como se da a relação entre a tradição e inovação no filme?

Momento 3 – A análise

Faça um mapa mental e algumas conexões das estruturas sociais com a biografia do protagonista. Peça para os estudantes ampliarem as conexões e escreverem um texto.  Essa será a avaliação da aula. Acreditamos que assim você estará a ensinar introdutoriamente a pensar sociologicamente.

Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Floriano. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

View more articles Subscribe
Leave a response comment4 Responses
  1. Marcela Rufato
    março 26, 13:13 Marcela Rufato

    Muito bacana a proposta! O filme é muito bonito e muito convidativo a diferentes reflexões não apenas no campo das Ciências Sociais. Metologicamente, entretanto, ponderaria no objetivo da proposta de ensino o termo “ajudar”. Acredito que ele dá um caráter filantrópico e assistencialista a educação, que precisamos superar. Pode parecer mero formalismo, mas acredito que as palavras possuem muito poder. Nesse sentido, sem prejuízo qualquer a propôs, me parece mais interessante que o objetivo fosse apresentado como: “mediar a elaboração de análises sociológicas sobre situações de crise em sociedades tradicionais”; “iniciar reflexões e análises sociológicas com base nos métodos sociológicos”. Enfim, uma sugestão e um convite ao debate.
    De qualquer forma, parabéns pela proposta.

    reply Reply this comment
  2. Beatriz
    abril 24, 21:35 Beatriz

    Amei. E dessa forma copiei a ideia do seu roteiro. Sou bióloga e desenvolvo atividades sobre meio ambiente e vou passar esse filme para análise em um contexto mais ambiental. Claro que casado com a sociologia será um trabalho bacana. obrigada por contribuir.

    reply Reply this comment
  3. Sandra
    maio 28, 14:48 Sandra

    Show de bola! Excelente sugestão!!! Parabéns!!!
    Como usar a proposta no Ensino Médio?

    reply Reply this comment
mode_editLeave a response

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu
%d blogueiros gostam disto: