O que são normas sociais?

Conceito normas sociais

 Por
Cristiano das Neves Bodart
Algumas questões são importantes para compreendermos o que seriam “normas sociais”. O primeiro passo é compreender que trata-se de um fenômeno social que só existe em “comum acordo” entre os indivíduos de uma determinado grupo, por isso o adjetivo “social”. O segundo passo é compreender que sem elas seria impossível vivermos em sociedade.
A medida que o ser humano passou a viver em grupo foi necessário criar normas para que a convivência fosse possível. Essas normas são acordadas entre os indivíduos, em um primeiro momento, e aceitas pelos demais em um segundo momento. Ao nascermos, muitas das normas já estão postas e outras são construídas socialmente com ou sem nossa participação direta. Geralmente as normas sociais têm o objetivo de aperfeiçoar a convivência social e, consequentemente, a coesão entre os indivíduos do grupo. Para Emile Durkheim, a sociedade só existe devido as regras sociais que padronizam, se certa forma, as condutas dos indivíduos, estando à serviço da ordem e do bem comum. Já Karl Marx destaca que as normas sociais são criadas por aqueles que têm poder e com o objetivo de manter o status quo, em outros termos, as desigualdades existente entre os dominados e dominantes. Já Max Weber destaca que as normas sociais são fruto das ações e intencionalidade dos indivíduos. Enquanto Durkheim atesta que a sociedade determina as normas ao indivíduos, Weber afirma o aposto, pauta-se numa visão liberal, onde o indivíduo determina a sociedade.
contrato social
As normas podem ser explícitas ou implícitas. As normas consideradas explícitas são aquelas que estão inscritas nas regras jurídicas. As normas implícitas não estão inscritas como legislação jurídica, mas são seguidas/observadas pelo grupo, tendo também sansões (físicas, psicológicas ou sociais) em caso de não observância. Usando o futebol como exemplo, temos a pênalti como norma explícita e o fair play como exemplo de norma implícita.
Na música “O que acontece na balada” é possível observarmos que há um grupo que só existe como tal devida a sua norma: o uso sigilo. Trata-se de uma norma implícita compartilhada entre os “baladeiros”. Segue a música:
O Que Acontece Na Balada
Interpretes: Thaeme e Thiago
Compositores: Nando Marx & Ed. Panttanal
O que acontece na balada
Fica na balada
Alguém me viu aqui?
Não!
Eu também não vi ninguém
Eu tava em casa
E fui dormir com saudade do meu bem
O que acontece na balada
Fica na balada
A turma tá sabendo
E ninguém pode falar nada
Se não a casa cai pra todo mundo
Ooooo
Tá todo mundo aqui na minha mão
Eu na mão de todo mundo
Tá lotado, tá bombado
Pra completar a festa ainda é open bar
E tem solteira
Tem casada
Decidida e mau amada
Tem as preparadas
Tem as santinhas
E as que não valem nada
Alguém me viu aqui?
Não!
Eu também não vi ninguém
Eu tava em casa
E fui dormir com saudade do meu bem

 

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

1 Comment

Deixe uma resposta