/

Plano de Ensino de Sociologia para os 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio

plano de ensino sociologia
plano de ensino sociologia

Plano de Ensino Sociologia pronto para uso

A equipe do Café com Sociologia preparou uma sugestão de plano de ensino que pode ser adaptada e utilizada por professores de Sociologia do Ensino Médio. O documento aborda vários conteúdos sugeridos pelas orientações curriculares nacionais.

Objetivo Geral:

Compreender os conceitos básicos de sociologia a fim de desenvolver a imaginação sociológica de modo que seja possível fazer uma leitura da realidade social, aprofundando as leituras dos discursos sociológicos como contraponto aos demais discursos.

Metodologia:

O ano letivo será conduzido por leituras e discussão de textos os quais serão articulados com a experiência de vida dos educandos.

Os temas do conteúdo programático serão problematizados a partir de músicas, vídeos e poesias; bem como será feita utilizada algumas

dinâmicas. Em situações especiais os alunos poderão ser acompanhados para realizar pesquisas na internet, bem como, também para realizarem de visitas técnicas temáticas as quais poderão ser trabalhadas interdisciplinarmente com professores das demais áreas afins.

Recursos didáticos:

  • -Aparelho televisor e de som.
  • -Notebook
  • -Cabo hdmi, vga e de som
  • -Apagador
  • -Pincel para quadro branco
  • -Papel A4
  • -Impressora monocromática
  • -Jornais, revistas e demais periódicos
  • -Laboratório de informática

Avaliações:

As avaliações serão ponderadas, sobretudo, sob os aspectos qualitativos. Haverá uma prova bimestral com valor igual a 8,0 e cada turma será avaliada por participação e comportamento com nota até 2,0 pontos. Em alguns momentos esta nota poderá ser atribuída mediante a realização de trabalhos individuais a critério do professor.

>plano de ensino sociologia

>

Referências Bibliográficas:

BODART, C. N; SAMPAIO SILVA, R.Blog Café com Sociologia. Disponível em<cafecomsociologia.com>. Acesso em março de 2013.

GIDDENS, A. Sociologia . 4ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2005 LAKATOS, E.V; Marconi ,M. A . Sociologia Geral. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 1990

TOMAZI, N. D. Sociologia para o ensino médio. 2ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

 

 

 

Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Campo Maior. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

31 Comments

  1. Magnifico. ! Muito obrigada. Será utilizado com carinho nas minhas aulas de Sociologia na UNEAFRO-BRASILANDIA onde sou professora voluntaria do Cursinho Gratuito, que prepara jovens e adultos das Periferias de São Paulo para o Vestibular.

  2. Ola voces poderiam me ajudar a distribuir os conteudos de sociologia em 4 anos?… tenho aulas no curso de informatica e la sao 4 anos..ta dificil esticar os conteudos rs…obrigada se for atendida desde ja agradeço…abraços

  3. olá, como sempre, textos, sugestçoes e planos enxutos, muito apropriados. quero agradecer por ter acesso a conteúdos tão significativos e proveitosos em sala de aula. aproveito para pedir links de sugestçoesde textos autuais e dinamicas para as aulas fe filosofia e sociologia. Como aplicar conceitos e teorias dentro da atualidade, da reaidade mais proxima ou conhecida do aluno. Desde já meus agradecimentos. Um forte abraço

  4. olá, como sempre, textos, sugestçoes e planos enxutos, muito apropriados. quero agradecer por ter acesso a conteúdos tão significativos e proveitosos em sala de aula. aproveito para pedir links de sugestçoesde textos autuais e dinamicas para as aulas fe filosofia e sociologia. Como aplicar conceitos e teorias dentro da atualidade, da reaidade mais proxima ou conhecida do aluno. Desde já meus agradecimentos. Um forte abraço

  5. Bom dia, gostei muito, dicas excelentes, meus parabéns.
    Estou me preparando para mais uma etapa de minha vida, quero dar aula de Sociologia, já sou Bacharel em Com. Social e estou fazendo Licenciatura em História.

  6. Não estou conseguindo visualizar e nem fazer o download do arquivo. Será que poderiam disponibilizá-lo de outra maneira? Aguardo.

Deixe uma resposta