Reflexão para quando disserem: “Sociologia não serve para nada!”

Sociologia não serve para nada? O fato da disciplina Sociologia ser reinserida no currículo recentemente faz com que alunos e até outros professores questionem da sua permanência no Ensino Médio. Ouvi algumas “brincadeiras” neste sentido e encontrei um fragmento de texto que traz uma boa reflexão acerca disto, não apenas para a disciplina de Sociologia mas para qualquer outra disciplina na área de humanas. Segue-o:

 

Terminada a última guerra mundial foi encontrada, num campo de concentração nazista, a seguinte mensagem dirigida aos professores):

 

 

 

“Prezado Professor,

Sou sobrevivente de um campo de concentração.
Meus olhos viram o que nenhum homem deveria ver.
Câmaras de gás construídas por engenheiros formados.
Crianças envenenadas por médicos diplomados.
Recém-nascidos mortos por enfermeiras treinadas.
Mulheres e bebês fuzilados e queimados por graduados de
colégios e universidades.
Assim, tenho minhas suspeitas sobre a Educação.
Meu pedido é: ajude seus alunos a tornarem-se humanos.
Seus esforços nunca deverão produzir monstros treinados ou
psicopatas hábeis.
Ler, escrever e aritmética só são importantes
Para fazer nossas crianças mais humanas.”

 

 
 

Roniel Sampaio Silva

Mestre em Educação e Graduado em Ciências Sociais. Professor do Programa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – Campus Campo Maior. Dedica-se a pesquisas sobre condições de trabalho docente e desenvolve projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias.

6 Comments

  1. Mas é necessário uma disciplina só para mostrar que esses atos são desumanos e cruéis e que precisamos ser mais sensíveis e solidários? Perda de tempo, são valores que é possível passar em qualquer disciplina. Ciências sociais não produz nada .

  2. Oi,Roniel.
    Olha,estou fazendo o curso de Sociologia na UNINTER,é muito bom o material deles para se estudar,mas detalhe_não estou gostando do curso.Fico me questionando se a Sociologia realmente funciona mesmo,principalmente aqui no Brasil.Sabe,trabalho na saúde e sei que os nossos governantes não estão nem aí para o povo,muito menos para fazer políticas públicas que beneficiem a maioria ou alguns grupos.É muito difícil um prefeitura abrir um concurso para sociólogo,é mais fácil abrir para assistentes sociais,que ainda assim,se eles pudessem,destruiriam essa profissão.Estou me sentindo meio que perdido e não estou conseguindo me identificar com o curso_acho bonito,mas não funciona no Brasil.

Deixe uma resposta