A dica de hoje é destinada aos leitores que são docentes. Trata-se de uma dinâmica. Segue:

Objetivo:
   1. Refletir sobre o papel da educação frente as injustiças cometidas pelo Estado.
    2. Refletir sobre o papel do cidadão frente a um Estado que rompe com o “contrato social” (no sentido  de Rousseau);
  3. Refletir sobre a desapropriação de bens em ações socialistas.

Material necessário:
Bombons (devem ser solicitado 3 bombons por aluno, em aula anterior);
Vendas para os olhos.

Desenvolvimento

Inicie a aula sem
dizer os objetivos, apenas fale que será realizado uma dinâmica.
Comunique a  regra do jogo: ninguém pode emitir nenhum tido de som durante toda a dinâmica, apenas poderá falar (sim ou não) aqueles que o professor solicitar.

1º momento:

Peça que todos coloquem os bombons sobre a mesa. Certamente alguns não levarão para a aula os bombons solicitados – isso faz parte da dinâmica (em escola pública, onde as desigualdades sociais são marcantes, a dinâmica funciona ainda melhor).
Passe recolhendo todas os bombons. Lembrando que ninguém pode falar nada!
Aleatoriamente, deve ser vendado os olhos de cerca  de 1/3 dos alunos.
Redistribua os bombons de forma desigual (deixe uns alunos que estão com os olhos vendados sem bombons e outros com um, dois, três, cinco... ). Obs: coloque em suas mãos para terem ideia (os que estão com os olhos vendados) que estão recebendo os bombons.
Olhos vendados, bombons redistribuídos, pergunte a alguns alunos (um de cada vez) se tem se está tudo certo (só podem dizer sim ou não). Comece com os alunos de olhos vendados que nada receberam (como eles estão de olhos vendados, não terão nem ideia do que está ocorrendo), depois passe para os de olhos vendados que receberam mais de 3 bombons (pergunte a eles se estão satisfeitos, orientando que responda sim ou não, apenas), depois passe para os que estão com vendas, mas que receberam menos de 4 balas. E por fim, pergunte os que estão sem vendas. Nesse momento pergunte se estão satisfeitos e o por que.

Mande que tirem as vendas e pergunte novamente (agora deixe eles falarem o que quiserem a respeito). Certamente agora os que se sentiram prejudicados reclamarão. Nesse momento explique a importância da educação (olhos abertos) para compreender o que se passa na sociedade e na Administração dos recursos angariados por meio de nossos impostos.


2º momento:

Como os que pouco receberam estão insatisfeitos e os que mais receberam estão satisfeitos (especialmente aqueles que não levaram os bombons e agora ganharam), recolha todas os bombons e coloque na bolsa (como se fosse levar para casa). E diga que ficará com todos. Isso de forma bem ditatorial.

Nesse momento eles não concordarão. Explique a partir dai, a importância de questionar o governo quando recolhe os impostos e nada ou quase nada faz.

3º momento:

Diga que “para todos ficarem satisfeitos, será distribuído igualmente à todos, como no Socialismo. Faça assim. Haverá reclamação daqueles que trouxeram 4 bombons e ficaram com menos (devido ao fato de nem todos terem trazido, e na hora da divisão os que trouxeram 3 bombons ficarão com 2 ou 1 bombom).

A partir dai discuta questões ligadas ao socialismo e a políticas redistributivas.


Obs: reflita que nem todos não contribuem devido as condições de comprar bombons naquele dia, assim como tem pessoas na sociedade que são impossibilidades por vários motivos de contribuir economicamente para o Estado. Seria justo a redistribuição dos recurso públicos de forma igualitária?

Relembre a eles que o socialismo pregava que cada um deveria contribuir com sua capacidade e receber conforme sua necessidade.

Boa dinâmica!

1 comentários:

  1. muito boa esta sugestão de atividade, utilizei com turmas do normal médio e deu um ótimo resultado

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião a respeito desse tema ou a respeito da postagem. Dê mais vida ao blog, comente!