Pedro Scuro (2004, p. 1), ao buscar definir o conceito de Sociologia, afirma que “Sociologia não é a Ciência da Sociedade, nem estudo de fenômenos sociais ‘em geral’”. Scuro faz tais afirmações para evidenciar a Sociologia de outras ciências humanas. Para ele, a Sociologia seria a Ciência que converge (ou divergem) para os estudos dos processos e da estrutura social.
Sociologia, nesse sentido, seria um a ciência que estuda os sistemas sociais, ou melhor, as relações e convívio entre as pessoas, as associações, as comunidades, etc, independente do tamanho da “rede social”.


“Estuda o homem e o meio humano em suas interações recíprocas” (LAKATOS; MARCONI, 2010, p. 25)


 A Sociologia busca compreender o cotidiano dessas relações, principalmente, mas não exclusivamente, os acontecimentos que ocorrem de forma padronizada. Este estudo é considerado uma ciência devido ao fato de utilizar em seus estudos o método científico.
A origem da Sociologia como disciplina tem suas raízes no século XVIII, período marcado por grandes transformações sociais. É justamente nesse contexto que a Sociologia surge como respostas aos questionamentos da nova sociedade, chamada de “sociedade moderna”. A Sociologia surge, então, para compreender as novas formas das sociedades, suas estruturas e organizações.
A Sociologia tem a função de, ao mesmo tempo, observar os fenômenos que se repetem nas relações sociais – e assim formular explicações gerais ou teóricas sobre o fato social –, como também se debruçar sobre fenômenos únicos, como, como por exemplo, o surgimento do capitalismo ou do Estado Moderno.
Grosso modo, o conhecimento sociológico, por meio dos seus conceitos, teorias e métodos, constitue um instrumento de compreensão da realidade social e de suas múltiplas redes ou relações sociais. “É o estudo e o conhecimento objetivo da realidade social” (LAKATOS; MARCONI, 2010, p. 25).


REFERÊNCIAS
SCURO, Pedro. Sociologia: Ativa e didática. Saraiva: São Paulo, 2004.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Sociologia Geral. Ed.7ª. Atlas: São Paulo, 2010.


Visite também os blogs  Mangue Sociológico e Ciência Social Ceará

1 comentários:

  1. Esta definição de sociologia e bem interessante de que sociologia e observar os fenômenos que se repetem nas relações sociais ,e assim formular explicações gerais ou teóricas sobre o fato social mas entretanto acho que a sociologia também estuda a sociedade por partes como se ela fosse estudada em jeitos e formas diferentes a cada parte estudada pois temos q ter algo apropriado para cada tipo de estudo que vamos fazer .

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião a respeito desse tema ou a respeito da postagem. Dê mais vida ao blog, comente!