Foto: http://www.karballidostaffs.com
A pedido de um leitor do blog (iniciante em Ciências Sociais), buscarei explicar de forma simples e objetiva o conceito de socialização (a fim de que os iniciantes compreendam esse conceito).

Socialização é um processo pelo qual o indivíduo internaliza as regras sociais. É por meio desse processo que adquirimos cultura e nos diferenciando dos demais animais.

A socialização pode ser entendida como um aprendizado social constante, pelo qual aprendemos a língua, os símbolos, as normas sociais, a usar objetos, a crer em determinadas coisas ou seres, a termos determinados tipos de sentimentos, etc.

Esse processo nos conduzirá a ver o mundo de uma determinada óptica cultural. Dependendo dos tipos de contatos sociais que tivermos teremos um determinado comportamento social.
Por que isso ocorre? Isso ocorre devido ao fato de a sociedade exercer certa pressão sobre os indivíduos para que não venham agir de forma diferente, a título de exemplo, temos as normas e as leis sociais. 

10 comentários:

  1. Muito bom! Agradeço pelo artigo, me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Não mais horrível do que o jeito como vc escreveu esta palavra ...

      Excluir
  3. Não serve nem pra escrever HORRÍVEL! Muito bom, me ajudou bastante :)

    ResponderExcluir
  4. muuitoo boom ameeii

    ResponderExcluir
  5. teeem comoo vcs me responderemm oqe éé democracia !!

    ResponderExcluir
  6. Espero que esse resumo me ajude no meu seminário, estou estudando e vou tirar as ideias centrais por aqui. Obrigada, Bjs!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião a respeito desse tema ou a respeito da postagem. Dê mais vida ao blog, comente!