A PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO E A PARTICIPAÇÃO SOCIAL NAS DECISÕES ALOCATIVAS DE OBRAS PÚBLICAS DE INFRAESTRUTURA

 XIX Congresso Nacional de Estudante de Geografia             ENEG-UFES

Trabalho a ser apresentado no dia 09 de Favereiro de 2011, no Congresso Nacional de Estudantes de Geografia, a ser realizado na UFES, ES.
Abaixo o resumo do trabalho e os slides que estarei usando para a apresentação.

A PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO E A PARTICIPAÇÃO SOCIAL NAS DECISÕES ALOCATIVAS DE OBRAS PÚBLICAS DE INFRAESTRUTURA
Cristiano das Neves Bodart
RESUMO
O presente artigo objetiva trazer ao debate acadêmico a importância

da participação social nas decisões alocativas de obras de infraestrutura no âmbito local. Após a descentralização político-administrativa brasileira desencadeada com a Constituição 1988, o poder local passou a apresentar maior capacidade de produção do espaço urbano a partir da alocação de obras de infraestrutura. Paralelo a tal descentralização, vem se desenvolvendo no país experiências de participação popular sobre os investimentos públicos, sobretudo aqueles relacionados às obras de infraestrutura, como é o caso dos orçamentos participativos. Busca-se aqui apresentar a potencialidade da alocação de tais obras na (re)produção do espaço urbano, sobretudo a partir das contribuições de Harvey (1980); Myrdal (1968) e Vetter e Massena (1979; 1981). Destaca-se ainda a importância da participação popular para a produção de um espaço urbano menos segregado, capaz de romper com as práticas políticas tradicionais, marcada pelo constante beneficiamento de áreas centrais e/ou privilegiadas da cidade.
Palavras-Chaves: Descentralização Político-administrativa; Alocação de Obras de Infraestrutura; Causação Circular e Participação Social.

Fica o convite para a participação no debate.

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

Deixe uma resposta