Estratificação Social: entenda o conceito e os principais tipos

Estratificação social
Estratificação social

Estratificação social – conceito

Estratificação social
A estratificação social indica a existência de diferenças, de desigualdades entre pessoas de uma determinada sociedade. Ela indica a existência de grupos de pessoas que ocupam posições diferentes.
São três os principais tipo de estratificação social:
  • Estratificação econômica: baseada na posse de bens materiais, fazendo com que haja pessoas ricas, pobres e em situação intermediária;
  • Estratificação política: baseada na situação de mando na sociedade (grupos que têm e grupos que não têm poder);
  • Estratificação profissional: baseada nos diferentes graus de importância atribuídos a cada profissional pela sociedade. Por exemplo, em nossa sociedade valorizamos muito mais a profissão de médico do que a profissão de pedreiro.
Conceitos e categorias do ensino de Sociologia, vol.1
Livro didático de conceitos. Adquira AQUI

É importante ressaltar que todos os aspectos de uma sociedade – economia, política, social, cultural, etc. – estão interligados. Assim, os vários tipos de estratificação não podem ser entendidos separadamente. Por exemplo, as pessoas que ocupam altas posições econômicas em geral também têm poder e desempenham posições profissionais valorizadas socialmente.

Também importante lembrar que a constituição de sociedades estratificadas socialmente é um fenômeno histórico; ou seja, as diferenciações sociais e a formação de suas características ocorrem em função de processos históricos explicáveis dentro de suas próprias lógicas. Portanto, não são fenômenos “naturais”, derivados de alguma lógica exterior ao próprio ser humano. São processos construídos por agentes humanos que se opõem, sob a forma de grupos, no campo do conflito.
A estratificação social é a divisão da sociedade em estratos ou camadas sociais. Dependendo do tipo de sociedade, esses estratos ou camadas podem ser: castas (Índia), estamentos (Europa Ocidental durante o feudalismo) e classes sociais (sociedades capitalistas).

 Castas

 Existem sociedades em que os indivíduos nascem numa camada social mais baixa e podem alcançar, com o decorrer do tempo, uma posição social mais elevada. No entanto, existem sociedades em que, mesmo usando de toda a sua capacidade e todo os seus esforços, o indivíduo não consegue alcançar uma posição social mais elevada. Nesses casos, a posição social lhe é atribuída por ocasião do nascimento, independentemente de sua vontade e sem perspectiva de mudança. Ele carrega consigo, por toda a vida, a posição social herdada.
A sociedade indiana é estratificada dessa maneira; um sistema de estratificação social muito rígido e fechado que não oferece a menor possibilidade de mobilidade social. É o sistema de castas que, por exemplo, permite casamentos apenas entre pessoas de uma mesma casta. Tal sistema de castas foi abolido oficialmente em 1947, mas a força da tradição faz com que persista, na prática, até os dias de hoje.

Estamentos

A sociedade feudal da Europa na Idade Média foi um exemplo típico de uma sociedade estratificada em estamentos.
 Estamento ou estado é uma camada social semelhante à casta, porém mais aberta. Na sociedade estamental a mobilidade social ascendente é difícil, porém não impossível, como na sociedade de castas.
Na sociedade feudal, os indivíduos só muito raramente conseguiam ascender socialmente. Essa ascensão só era possível em alguns casos: quando a Igreja recrutava, em certas ocasiões, seus membros entre os mais pobres, caso o rei conferisse um título de nobreza a um homem do povo, ou ainda se a filha de um rico comerciante casasse com um nobre, tornando-se, assim, membro da aristocracia.
Essas situações eram difíceis de acontecer e normalmente as pessoas permaneciam no estamento em que haviam nascido.

Classes sociais

 Podemos dividir a sociedade capitalista em dois grupos, segundo suas situação em relação aos elementos da produção: proprietários e não proprietários dos meios de produção. As relações de produção dão origem a duas camadas sociais diferentes. A essas camadas damos o nome de classes sociais. Classicamente, designamos essas classes sociais como burguesia e proletariado.
 Apesar de ser correntemente usada para designar as camadas sociais em vários momentos da história da humanidade, esta designação é aplicada com maior precisão para a sociedade capitalista. Assim, o prestígio social, o poder político e a capacidade de consumo de luxo, de modo geral, são privilégios dos proprietários dos meios de produção.
 As transformações por que passaram as sociedades capitalistas no século XX também nos mostram que houve mudanças significativas na sociedade capitalista tornando-a muito mais complexa do que em sua fase inicial de desenvolvimento. A mudança mais notável foi o crescimento de uma forte e volumosa classe média nos países centrais do capitalismo, ocupando funções nos diversos setores dos ramos de prestação de serviços e da pequena e média propriedade. Assim, a análise das sociedades capitalistas do final do século XX deve, necessariamente, levar em consideração esta camada social intermediária entre os proprietários e os não proprietários dos meios de produção.
As Classes Sociais no Brasil – Atividade
O modelo acima trata-se de um esquema instrumental muito utilizado para a compreensão da realidade. É importante atentarmos para o fato de que a realidade é muito mais complexa. Desta forma, quais críticas podemos fazer a esse modelo de estratificação social (o que não condiz com a realidade)?
pirâmide social

As Classes Sociais no Brasil – Atividade

O modelo acima trata-se de um esquema instrumental muito utilizado para a compreensão da realidade. É importante atentarmos para o fato de que a realidade é muito mais complexa. Desta forma, quais críticas podemos fazer a esse modelo de estratificação social (o que não condiz com a realidade)?

charge privilégio capitalista

Estratificação Social e Mobilidade Social – Atividade

Observe a charge abaixo e explique-a (relacionando a temática “mobilidade social”).

Questão a ser abordada:
O papel dos aparelhos de repressão e dos aparelhos ideológicos do Estado na manutenção do status quo (estado atual das coisas).

Fonte da charge: https://www.wsc.ma.edu/sociology/aquino/SocialStrat.html

Texto adaptado de Oliveira, Pérsio Santos de; Introdução à Sociologia, São Paulo, Ática, 1997, 17ª edição, pp. 71-80.

 

 

 

Cristiano Bodart

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pesquisador do tema "ensino de Sociologia". Autor de livros e artigos científicos.

10 Comments

  1. Desde o pricípio do mundo as igualdades são por legítima derivações de classes, como:
    Rei, escravos, pessoas que nasciam de famílias pobres senão crescesse na vida iriam morrer pobres. Então a minha conclusão informa que não é só antigamente, mas, até o nosso cotidiano; e não acaba vai ser sempre assim.

    • Acredito que podemos até nascer pobres, mas a pobreza maior é a de Espirito, pois aquele que não se conforma com sua condição de pobreza, vai trabalhar, vai atras das oportunidades para sempre melhorar de vida. Acredito que se pode até nascer rico, mas se não souber administrar o seu dinheiro, investí-lo de forma correta pode se perder tudo repentinamente.Não importa a condição em que vc nasceu, o que realmente importa é como você se porta diante de sua condição.

Deixe uma resposta