É muito comum, ao tratar da temática "Comunismo", os alunos, especialmente aqueles oriundos de famílias pobres, defenderem a idéia de compartilhar de forma igual a riqueza, bem como defender a existência de um Estado provedor (que cobra impostos do rico para repartir com os pobres). Mas eu queria que eles aprofundassem suas concepções, bem como refletissem no papel do Estado na sociedade contemporânea...

Fiz uma dinâmica em sala de aula que levou os alunos a ampliar suas reflexões. Segue a dinâmica abaixo:

Pedí que todos trouxessem três balas para a aula. Nem todos trouxeram.

No início da aula eu passei reconhendo as balas e ao terminar eu as coloquei no bolso, fingindo que seriam minhas e fui mudando de assunto.

Logo alguém reclamou que não era justo eu ficar com as balas. Eu afirmei que eu era o professor e que deveriam aceitar as minhas atitudes, caso o contrário eu os puniriam.

Nesse momento iniciou-se uma discussão. Então eu eximpliquei a verdade: "Por que quando o estado (a prefeitura, foi o que eu usei por estar mais próximo da realidade deles) arrecada os impostos e nada faz ninguém, ou quase ninguém reclama, como fizeram comigo?" A partir daí discutimos a importância dos impostos, quando bem aplicados.

Após essa discussão, vendei os olhos de 10 alunos (são 32 ao todo) e pedí que os demais fizessem silêncio e disse que ninguém poderia falar nada. Apenas se eu o perguntasse.

Distribuí as balas entre os alunos de forma desproporcional (duas para um, cinco para outro, nenhuma para outro...), iclusive os alunos que estavam com vendas.

Dirigí a palavra inicialmente para os que estavam vendados e fui perguntando se eles tinham algo a dizer, se estavam satisfeitos, se havia alguma reclamação (um de cada vez) e depois perguntei aos que não estavam vendados e eles começaram a reclamar da forma como foi dividido as balas. A partir este momento eu expliquei sobre aspectos de clientelismo, má distribuição de renda, etc.

Ao encerrar essa questão fingí que o assunto havia encerrado e peguei as balas e fui distribuído de forma igual para cada um (duas balas para cada aluno, e duas para o professor).

Nesse momento começou a reclamação: eu trouxe três balas e estou ganhando apenas uma... fulano não trouxe e está ganhando duas... não é justo...

Aproveitei essa questão e discutí a consepção de comunismo, redistribuição de renda... buscando indagar se, agora sentindo na pele, são a favor ou contra que o Estado redistribua os recursos ou se erram a favor do comunismo.

A aula foi muito legal.
Essa é a dica! Professor, vale tentar!!!!!!!

4 comentários:

  1. Adorei o blog!muito criativo as dimamicas de aulas.
    Maristela

    ResponderExcluir
  2. muito legal a forma que voce apresentou o tema para seus alunos. seria muito legal se o meu professor também fizesse algo assim

    ResponderExcluir
  3. Essa dinâmica é ótima, vou experimentá-la essa semana. Obrigada por compartilhar :)

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião a respeito desse tema ou a respeito da postagem. Dê mais vida ao blog, comente!