Socialização - Conceituação
• Processo pelo qual o indivíduo internaliza o coletivo, ou seja, através da socialização é que as idéias e valores estabelecidos pelo coletivo passam o constituir o indivíduo e pela apreensão destas é que ele adapta-se aos grupos que faz parte.

A socialização é um processo dinâmico e é ferramenta de formação da personalidade e por sua vez o indivíduo também passa a ser ferramenta de manutenção e transformação da socialização, pois quem é o socializado é também um que socializa, e tal interação e integração estará sempre presente, pois enquanto houver relação humana haverá socialização.

O indivíduo precisa e depende da sociedade e esta só existe em razão dos indivíduos, e nesta relação surgem as regras e normas como meios de coerção social para manter o equilíbrio desta relação, e estas afetam o indivíduo que passa a ter uma liberdade condicionada, e ele ora as atende e ora as transgride, gerando conflitos com o seu meio por este não exercer satisfatoriamente o seu papel social.

• O indivíduo insere-se na sociedade por meio dos grupos sociais;
• O processo de socialização pode variar de acordo com o ambiente ou o tempo
• Tipos de educação:
• Formal: onde ocorrem relações mais superficiais, profissionais. Nesse espaço buscam-se respeito às normas, as regras...
• Informal: onde ocorrem relações mais íntimas, marcadas por afetos.
• Ainda há os agentes versáteis: ou seja, presente em todas as esferas do indivíduo, como a TV, o jornal, Cinema, Rádio, Internet...


Texto complementar: O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO HUMANA

O processo de socialização humana é processo complexo e é composto de três fases (primária, secundária e terciária).

O ser humano é um ser social, isto é ,incapaz de viver isoladamente longe de outro ser humano e além disso, precisa conviver com um maior número possível de outros humanos para formar sua própria personalidade e visão de mundo, tal busca pela construção de sua própria personalidade e visão de mundo é justamente o processo de socialização.

Em sua fase primária, a socialização humana ocorre na infância, onde a criança por não ter um mínimo de experiência de vida não tem a mínima condição de avaliar se tudo o que lhe ensinam é verdadeiro ou não, é induzida a acreditar em tudo e em todos a sua volta sem fazer qualquer tipo de questionamento, é a chamada aprendizagem incondicional ou aprendizagem por imitação.

Já a fase secundária da socialização humana ocorre na adolescência, onde o indivíduo ainda não é totalmente um adulto mas já não é mais tão criança, por isto dispõe de um mínimo de experiência de vida suficiente para ao menos tentar valiar se tudo o lhe foi ensinado e imposto como sendo certo, errado, bom, ruim, justo, injusto, ético, não ético, moral, imoral, existe ou não existe, é realmente ou não certo, errado, bom uim, justo, injusto, ético, não ético, moral, imoral, existe ou não existe. É a fase dos "Pôr que? Como? Quando? Onde!!!". Não é atoa que o adolescente (normalmente) é tão rebelde, isto é conseqüência dos conflitos decorrentes do fato dele continuamente ser obrigado a reconhecer que nem tudo o que lhe imporão como verdade realmente o são, a maneira como lhe ensinaram de como é a vida e como ele tem que viver não tem coerência com a realidade que está a sua volta e mais revoltado ainda o adolescente fica quando se vê obrigado a reconhecer que lhe fizeram de bobo e boneco sem que ele tivesse a mínima noção de o quanto seus pais e as estruturas sociais vigentes lhe manipulavam. Dependendo do grau manipulativo que ele sofreu, acaba não sabendo mais distinguir quando estão lhe dizendo a verdade ou o quanto estão lhe manipulando, a partir daí o adolescente passa a buscar suas próprias respostas para as perguntas que a sociedade insiste em não querer lhe fornecer e quando fornece são respostas que não têm coerência com a realidade na qual está inserida. Tal busca pelas respostas que a sociedade insiste em não responder e proibe que se tente respondê-las é justamente a fase terciária da socialização.

Quando um indivíduo passa defender até as últimas conseqüências a seguinte tese:"...não existe assunto inquestionável, não existe assunto proibido, não existe pergunta proibida ,não existem experiências proibidas e cada um tem que ser adulto o suficiente para arcar com as conseqüências de seus próprios atos..."; significa que tal indivíduo se encontra na fase terciária do processo de socialização humana. Infelizmente mais de 75% da população mundial, mau consegue ao longo de toda a sua vida chegar até a fase secundária e mais de 98% da população mundial morre de velhice sem ter alcançado a fase terciária de socialização humana.

Os problemas que decorrem nesta discrepância, também fazem parte dos problemas que quotidianamente o professor tem que enfrentar dentro da sala de aula com os seus alunos e demais fatores do complexo processo educativo e mesmo quem não seja professor e tenha chegado á fase terciária do processo de socialização humana enfrenta problemas diversos decorridos desta referida discrepância.

*Originalmente publicado neste blog em Março de 2009

2 comentários:

  1. escrito por: Nanda25 de abril de 2011 19:35

    Os inviduos tem uma personaliade ou seja, maneiras de agir, de se comportar, formação de opinião e percepção de mundo diferentes. A Sociedade tem um sistema de interação como conflitos, cooperação, competição status, modelos de comprtamento. E esse social+Pessoal são processos de socialização . Com o convívio social há um aumento de interações sociais. As instituições e Organizações há regras sociais( normas, valores, costumes, ética, moral, aspectos culturais). Há também agentes de socialização como família, amios, escola, grupos de referancia. E com a globalização há influencias nos meios de comunicação. Portanto tudo isso ja mencionado faz parte dos processos de socialização.

    ResponderExcluir
  2. de mais..perfeito...simplesmente muito bom!!! com certeza tirarei 10, com esse texto e esse comentario q coloquei como conclusção... esse meu trabalho ficou incomparavel....muito obrigada *_*

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião a respeito desse tema ou a respeito da postagem. Dê mais vida ao blog, comente!